segunda-feira, dezembro 18, 2006

Especial ISAAC HAYES

Isaac Hayes foi uma das maiores estrelas da música negra durante os anos 70.
Começando em 1962 como suporte para várias bandas da Stax, viria a lançar-se a solo pouco tempo depois, adoptando um visual que o faria parecer um messias Africano – cabeça rapada, casacos longos, jóias e óculos escuros.
Foi pioneiro numa nova forma de trabalhar a música soul onde longos monólogos, frequentemente de índole sexual, debitados sobre luxuosas orquestrações, substituíam os habituais singles de R&B de 3 minutos – tornando-se num dos primeiros cantores soul a vender álbuns em quantidades massivas. Foi também um dos primeiros artistas negros a entrar na indústria cinematográfica, produzindo bandas sonoras de tremendo sucesso – como as de Shaft, Truck Turner ou Tough Guys – que definiriam os parâmetros musicais para os filmes da blaxploitation. Com a chegada da disco, a carreira de Hayes entrou em declínio, apesar de continuar a produzir música e participar em vários filmes. Nos anos 90 deu a sua voz ao Chef de South Park.

Hayes nasceu em Covington, Tenesse. Os seus pais morreram era ele ainda uma criança, sendo criado pelos avós. Começou a cantar aos 5 anos na igreja local e na adolescência mudou-se para Memphis, com os seus avós, onde viria a formar vários grupos, tais como Sir Isaac and the Doo-Dads, Teen Tones ou Sir Calvin and His Swinging Cats, que viriam a fazer audições para entrar na Stax, mas sem sucesso. Decidido a não se deixar abater com estes acontecimentos, formou uma parceria com David Porter na composição musical, que viria a originar canções tão famosas como “Hold On I’m Coming”, ou “Soul Man” interpretadas por Sam and Dave, nomes maiores da Stax. Pouco tempo depois, Hayes lançava o seu primeiro trabalho a solo – Presenting Isaac Hayes – um álbum que foi gravado imediatamente a seguir a uma festa louca e desenfreada, e que atingiria um sucesso considerável. Em 1969, aproveitando a sua impressionante voz, que parecia vir das profundezas, Hayes grava mais um vinil repleto de longos de mini-dramas – Hot Buttered Soul – por muitos considerado a sua obra-prima. A sua versão de “By the Time I Get To Phoenix” durava 18 minutos, demonstrando o seu gosto por longos trechos de intenso dramatismo, como autênticas fogueiras a arder lentamente.
No entanto, o seu maior sucesso chegaria dois anos depois, em 1971, quando compôs a banda sonora para Shaft (que foi nomeada para os Oscars). O tema principal do filme ganharia um Oscar (o primeiro atribuído a um músico negro). No mesmo ano, lançaria ainda o tremendo duplo-álbum Black Moses – onde assumia claramente o papel de messias negro, aparecendo nas fotografias do álbum vestido com uma longa capa – atingindo igualmente um grande sucesso.
Hayes fez também carreira como actor, em séries de TV e cinema. Ao saber que Shaft iria ser gravado, tentou interpretar o papel principal, mas esse viria a ser entregue a Richard Roundtree. No entanto, o realizador Gordon Parks, já anteriormente impressionado com o álbum Hot Buttered Soul, convidou Hayes a compor a banda sonora do filme.
Em 1975, abandonou a Stax, depois de um intenso desacordo em relação às royalties, e acabou por fundar a sua própria editora, a Hot Buttered Soul Records. No entanto, um ano mais tarde – após o lançamento de vários álbuns sem qualquer sucesso financeiro – Hayes declarava falência.
Em 1977 tentou regressar à ribalta, num álbum de duetos com Dionne Warwick – A Man and a Woman – mas apesar dos seus reconhecidos talentos, as vendas não corresponderam às expectativas. Nesse mesmo ano atravessou um complicado divórcio e decidiu abandonar a sua cidade de sempre, Memphis. Em busca de uma nova oportunidade, mudou-se para Atlanta, onde assinou um contrato com a Polydor Records – sendo esta considerada a segunda fase da carreira de Isaac Hayes.

O seu nome seria trazido de novo à memória no início dos anos 90, quando os britânicos Tricky e Portishead samplaram alguns dos seus riffs clássicos.
Hoje em dia é fácil reconhecer a influência que Hayes teve nos primórdios do rap nos anos 70 e 80 – é evidente no seu estilo a mistura de beats e rimas próprias das ruas do gueto, que ele tão bem soube trazer para o grande público da música negra.

Em 2002, Hayes foi incluído no Rock’n Roll Hall of Fame. Nesse mesmo ano, foi realizado um documentário sobre o impacto que toda a sua obra teve sobre muitos artistas de Memphis, dos anos 60 até aos dias de hoje. O documentário entitula-se “Only The Strong Survive”.

Hoje, Isaac Hayes continua a dar concertos, é adepto convicto da Cientologia, e acima de tudo concentra-se noutra das suas grandes paixões, a gastronomia. Podem visitá-lo no seu restaurante em http://www.clubisaachayes.com/
E se quiserem aprofundar ainda mais os vossos conhecimentos, aconselho uma visita ao site oficial: http://www.isaachayes.com/ – está lá tudo.

Enjoy!

2 comentários:

francis_davis08 disse...

Nice post! I made a mix with these 3 songs: Ike's Rap II + Glory Box + Hell is Around the Corner):

http://www.youtube.com/watch?v=RIgiJvPzQ0k&list=UUUqmqmk3AZhaPGBuIVWT7Nw

francis_davis08 disse...

Excelente post ! Eu fiz um medley com Ike's Rap II + Glory Box + Hell is Around the Corner): Segue ai o link:

http://www.youtube.com/watch?v=RIgiJvPzQ0k&list=UUUqmqmk3AZhaPGBuIVWT7Nw