Isaac Hayes foi uma das maiores estrelas da música negra durante os anos 70.
Começando em 1962 como suporte para várias bandas da Stax, viria a lançar-se a solo pouco tempo depois, adoptando um visual que o faria parecer um messias Africano – cabeça rapada, casacos longos, jóias e óculos escuros.
Foi pioneiro numa nova forma de trabalhar a música soul onde longos monólogos, frequentemente de índole sexual, debitados sobre luxuosas orquestrações, substituíam os habituais singles de R&B de 3 minutos – tornando-se num dos primeiros cantores soul a vender álbuns em quantidades massivas. Foi também um dos primeiros artistas negros a entrar na indústria cinematográfica, produzindo bandas sonoras de tremendo sucesso – como as de Shaft, Truck Turner ou Tough Guys – que definiriam os parâmetros musicais para os filmes da blaxploitation. Com a chegada da disco, a carreira de Hayes entrou em declínio, apesar de continuar a produzir música e participar em vários filmes. Nos anos 90 deu a sua voz ao Chef de South Park.
Hayes nasceu em Covington, Tenesse. Os seus pais morreram era ele ainda uma criança, sendo criado pelos avós. Começou a cantar aos 5 anos na igreja local e na adolescência mudou-se para Memphis, com os seus avós, onde viria a formar vários grupos, tais como Sir Isaac and the Doo-Dads, Teen Tones ou Sir Calvin and His Swinging Cats, que viriam a fazer audições para entrar na Stax, mas sem sucesso. Decidido a não se deixar abater com estes acontecimentos, formou uma parceria com David Porter na composição musical, que viria a originar canções tão famosas como “Hold On I’m Coming”, ou “Soul Man” interpretadas por Sam and Dave, nomes maiores da Stax. Pouco tempo depois, Hayes lançava o seu primeiro trabalho a solo – Presenting Isaac Hayes – um álbum que foi gravado imediatamente a seguir a uma festa louca e desenfreada, e que atingiria um sucesso considerável. Em 1969, aproveitando a sua impressionante voz, que parecia vir das profundezas, Hayes grava mais um vinil repleto de longos de mini-dramas – Hot Buttered Soul – por muitos considerado a sua obra-prima. A sua versão de “By the Time I Get To Phoenix” durava 18 minutos, demonstrando o seu gosto por longos trechos de intenso dramatismo, como autênticas fogueiras a arder lentamente.
No entanto, o seu maior sucesso chegaria dois anos depois, em 1971, quando compôs a banda sonora para Shaft (que foi nomeada para os Oscars). O tema principal do filme ganharia um Oscar (o primeiro atribuído a um músico negro). No mesmo ano, lançaria ainda o tremendo duplo-álbum Black Moses – onde assumia claramente o papel de messias negro, aparecendo nas fotografias do álbum vestido com uma longa capa – atingindo igualmente um grande sucesso.
Hayes fez também carreira como actor, em séries de TV e cinema. Ao saber que Shaft iria ser gravado, tentou interpretar o papel principal, mas esse viria a ser entregue a Richard Roundtree. No entanto, o realizador Gordon Parks, já anteriormente impressionado com o álbum Hot Buttered Soul, convidou Hayes a compor a banda sonora do filme.
Em 1975, abandonou a Stax, depois de um intenso desacordo em relação às royalties, e acabou por fundar a sua própria editora, a Hot Buttered Soul Records. No entanto, um ano mais tarde – após o lançamento de vários álbuns sem qualquer sucesso financeiro – Hayes declarava falência.
Em 1977 tentou regressar à ribalta, num álbum de duetos com Dionne Warwick – A Man and a Woman – mas apesar dos seus reconhecidos talentos, as vendas não corresponderam às expectativas. Nesse mesmo ano atravessou um complicado divórcio e decidiu abandonar a sua cidade de sempre, Memphis. Em busca de uma nova oportunidade, mudou-se para Atlanta, onde assinou um contrato com a Polydor Records – sendo esta considerada a segunda fase da carreira de Isaac Hayes.
O seu nome seria trazido de novo à memória no início dos anos 90, quando os britânicos Tricky e Portishead samplaram alguns dos seus riffs clássicos.
Hoje em dia é fácil reconhecer a influência que Hayes teve nos primórdios do rap nos anos 70 e 80 – é evidente no seu estilo a mistura de beats e rimas próprias das ruas do gueto, que ele tão bem soube trazer para o grande público da música negra.
Em 2002, Hayes foi incluído no Rock’n Roll Hall of Fame. Nesse mesmo ano, foi realizado um documentário sobre o impacto que toda a sua obra teve sobre muitos artistas de Memphis, dos anos 60 até aos dias de hoje. O documentário entitula-se “Only The Strong Survive”.
Hoje, Isaac Hayes continua a dar concertos, é adepto convicto da Cientologia, e acima de tudo concentra-se noutra das suas grandes paixões, a gastronomia. Podem visitá-lo no seu restaurante em http://www.clubisaachayes.com/
E se quiserem aprofundar ainda mais os vossos conhecimentos, aconselho uma visita ao site oficial: http://www.isaachayes.com/ – está lá tudo.
Enjoy!
segunda-feira, dezembro 18, 2006
Especial ISAAC HAYES
Posted by Sould Out at 15:02
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2 comentários:
Nice post! I made a mix with these 3 songs: Ike's Rap II + Glory Box + Hell is Around the Corner):
http://www.youtube.com/watch?v=RIgiJvPzQ0k&list=UUUqmqmk3AZhaPGBuIVWT7Nw
Excelente post ! Eu fiz um medley com Ike's Rap II + Glory Box + Hell is Around the Corner): Segue ai o link:
http://www.youtube.com/watch?v=RIgiJvPzQ0k&list=UUUqmqmk3AZhaPGBuIVWT7Nw
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