terça-feira, janeiro 15, 2008

MAGIA NEGRA APRESENTA: KOKOLO!!


Esta banda proveniente de Nova Iorque tem sido extremamente simpática connosco. No entanto, não é por isso que estou a escrever mas sim pela qualidade da sua música, ainda tão longe da maioria do público. Como sempre, a Magia Negra atrai a qualidade e faz a sua distribuição indiscriminadamente, para que todos os amantes possam sair com um feitiço nos lábios.

Kokolo é um nome derivado do calão que se falava nas ruas espanholas de Harlem, que designava os fanáticos seguidores da música com raízes afro. A banda formou-se em 2001, na altura em que a cena afro-beat nova iorquina começava a despontar. Formados por Ray Lugo e pelo trombonista inglês Chris Morrow, rapidamente evoluíram para uma banda com oito elementos.

Aproveitando a sua ideologia DIY (Do It Yourself) que se mantinha desde os seus dias de punk activista, Lugo produziu e realizou o primeiro registo da banda – Fuss and Fight – editado pela britânica Afrokings em 2002.

“O meu objectivo” – explica Lugo, “era fundir a consciência punk sócio-política com a confiança do hip-hop e a sofisticação do afro-beat, do funk e da música latina – de modo a criar algo único, baseado nas minhas próprias experiências”.

Desde então têm cimentado a sua reputação de banda explosiva ao vivo através de uma dose saudável de actuações internacionais. Desde o palco do mítico CBGB’s até ao Jazz Café em Londres, passando pelos festivais de Glastonbury e Montreal Jazz – onde actuaram ao lado de nomes como Gilles Peterson, Roots Manuva, Taj Mahal, Isaac Hayes, Zap Mama, Chic e Roy Ayers – as suas actuações têm sido referidas pelo público como potentes e altamente viciantes.

O seu envolvimento activista em causas sociais levou-os a fazer parte de projectos tais como ASAP (Afrobeat Sudan Aid Project) e One Love Vol.1 – para ajudar as vítimas da crise no Darfur e angariação de fundos para a protecção ambiental, respectivamente.

Apesar de internacionalmente serem catalogados como uma banda de Afro-beat, uma audição mais cuidada permite-nos entender que a abertura dos Kokolo a novas experiências sonoras os arrasta também para fora desse círculo. A sua diversidade musical pode ser comprovada no seu último registo – Love International – que estará em destaque brevemente na Magia Negra. Por isso atenção afro-beat lovers, funk heads, salsa aficionados, dance and club punters and jazz connoisseurs: Kokolo’s in the house!!!



Many thanks for Ray and all at Kokolo for their kindness and support!!
Peace and Love from Portugal!

Para mais informação e música vão AQUI! ou AQUI!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Estive a ouvir as músicas todas destes gajos e gostei muito. São viciantes!

Anónimo disse...

Desculpem o Off-Topic.

Estou a estudar em Coimbra, devo ficar por cá nos próximos anos. Adoro música Soul (principalmente Neo-Soul) e também adoro Rap, mas claro que cada vez mais me interesso por Jazz e por Funk. Sendo este um progama de Coimbra dentro destas andanças, fiquei com curiosidade de conhecer as pessoas que organizam a Magia Negra. Estou com vontade de aprender a ouvir novas sonoridades, por isso gostava de poder passar pela Rádio em breve, à hora do programa, só para dizer olá.

http://soulpower.wordpress.com

Tenho mantido este blog sobre Rap/Neo-Soul, acho que a partir daqui dá para ver mais ou menos os meus gostos, mas quero aprender mais.

Fiquem bem... tantas palavras.. 6h da manhã :)

Sould Out disse...

Alô Leandro!
Parabéns pelo blog!
Aparece na rádio quando quiseres. Eu costumo estar lá cerca de 20 minutos antes do programa.
Right on!